
Bollywood o nome dado à indústria de cinema de
língua hindi,
a maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível
nacional e internacional. O nome Bollywood surge da fusão de Bombaim (antigo
nome de Mumbai,
cidade onde se concentra esta indústria), e de Hollywood (nome
dado à indústria cinematográfica americana). Contudo este nome é usado por
vezes para designar todo cinema
indiano o que se trata de uma utilização incorreta.
História: Raja Harishchandra (1913),
foi o primeiro filme mudo feito na Índia. Foi realizado por Dadasaheb Phalke.
Por volta da década de 1930, esta indústria produzia cerca de 200 filmes por
ano. O primeiro filme sonoro indiano foi Alam Ara (1931), de Ardeshir Irani, que foi um
grande sucesso. Existia claramente um grande mercado para os filmes sonoros e
musicais, por isso Bollywood e todas as outras indústrias regionais passaram
rapidamente a produzir filmes sonoros.
As décadas de 1930 e 1940 foram épocas tumultuosas.
A Índia foi afetada pela Grande Depressão, pela Segunda Guerra Mundial, pelo movimento
de independência da Índia e pela violência
da partição da Índia. A maior parte dos filmes indianos eram claramente de
evasão, mas existiram alguns realizadores que abordaram assuntos sociais, ou
que usaram a luta pela independência da Índia como pano de fundo para os seus
enredos. No final da década de 1950 foram lançados os primeiros filmes a cores,
contudo a maioria dos filmes continuaram a ser produzidos a preto e branco até
a meio da década de 1960. Por esta época os musicais românticos e os melodramas
eram a imagem de marca do cinema hindi. Alguns atores de sucesso desta época
foram DevAnand, DilipKumar e RajKapoor e as
atrizes Nargis, MeenaKumari, Nutane Madhubala. Por volta do fim da década de
1960 e início dos anos 1970, foi a época dos filmes românticos e de acção
estrelando artistas comoRajeshKhana e Dharmendra. Por volta do
meio da década de 1970, os filmes românticos deram lugar a filmes violentos
sobre criminosos e bandidos. AmitabhBachchan é
uma estrela conhecida pelos seus papeis de "jovem furioso" e dominou
esta época junto com outros atores como MithunChakraborty e Anil Kapoor. Atrizes desta
época incluem HemaMalini, Jaya Bachchan e Rekha.
A meio da década de 1990, a tendência voltou para os
romances musicais centrados na família com o filmes como Hum
AapkeHain (1994) e DilwaleDulhania Le Jayenge (1995).
Surgiu uma nova geração de estrelas com atores tais como Aamir Khan, Salman Khan e Shahrukh Khan e
atrizes tais como Sridevi, Madhuri Dixit, KarismaKapoor e Kajol. Por esta altura também começaram a
fazer sucesso os filmes de acção e as comédias com atores tais como Govinda e AkshayKumar e
atrizes tais como RaveenaTandon. Esta década
também marcou a cinema artístico que também conseguiu algum sucesso nas
bilheteiras e fez surgir uma nova geração de atores aclamados pela crítica,
tais como Nana Patekar, AjayDevgan, ManishaKoirala, Tabu eUrmilaMatondkar.
A partir de 2000 Bollywood viu a aumentar a sua
popularidade no mundo. Isto levou a indústria a atingir novas alturas em termos
de qualidade técnica e inovação. .1 A
abertura de novos mercados no exterior e surgimento dos cinemas estilo
multiplex nas grandes cidades, levou a um maior sucesso de bilheteiras na Índia
e no exterior, com filmes tais como Devdas, Kal Ho Naa Ho, Veer-Zaara, Dhoom 2, KhabiAlvidaNaaKehna e Om
ShantiOm que lançaram uma nova geração de estrelas tais como os
atores Saif Ali Khan, HrithikRoshan, AbhishekBachchan e as
atrizes Aishwarya Rai, Preity Zinta e Rani Mukherji e ao
mesmo tempo mantiveram a popularidade dos atores da década anterior.
Convenções de gênero:
Os filmes de Bollywood, assim como a maior parte dos
filmes indianos, são na maior parte musicais. Espera-se sempre que contenham
algumas melodias cativantes sob a forma de números de canto e dança. .2 O
sucesso de um filme depende muito da qualidade dos seus números musicais.
Geralmente as músicas costumam ser lançadas antes do filme para aumentar o
interesse do público no filme.
O público indiano espera fazer o seu dinheiro valer
a quando de uma ida ao cinema. Músicas e danças, triângulos amorosos, comédia e
ação são todos misturados num espetáculo de três horas de duração com
intervalo. Esse tipo de filmes são chamados de masala, que é o
nome dado a uma mistura de especiarias da culinária indiana. Tal como os masalas da
culinária, este tipo de filmes são uma mistura de muitas coisas.
Os enredos de Bollywood tradicionalmente tendiam a
ser melodramáticos. Frequentemente empregavam ingredientes tais como amores
impossíveis, triângulos amorosos, laços familiares, sacrifício, políticos
corruptos, sequestradores, terríveis vilões, cortesãs com coração de ouro, parentes
há muito desaparecidos, irmãos separados pelo destino, mudanças de sorte
dramáticas e coincidências convenientes. Ao mesmo tempo também existiam filmes
indianos com objetivos mais artísticos e histórias mais sofisticadas, tanto
dentro como fora da tradição de Bollywood, no entanto estes geralmente perdiam
nas bilheteiras para filmes com um maior apelo de massas. No entanto atualmente
as convenções de Bollywood têm mudado. A grande diáspora de indianos nos países
de língua inglesa e a maior influência ocidental na própria Índia têm levado os
filmes de Bollywood a se aproximarem dos modelos de Hollywood. Beijos em filmes
não são mais um tabu. E os enredos mostram uma vida urbana com encontros ao
estilo ocidental e cada vez menos se veem os casamentos por combinação
Elenco:
Bollywood emprega pessoas de todas as partes da
Índia e atrai milhares de aspirantes a atores. Modelos,
atores televisivos, atores de teatro e até pessoas comuns vêm para Mumbai na
esperança de se tornarem estrelas. No entanto apenas poucos são bem sucedidos.
A popularidade na indústria do entretenimento é algo
muito frágil e Bollywood não é excepção. A popularidade das estrelas pode subir
ou cair rapidamente. Directores competem para contratar as estrelas mais
populares do dia, que acreditam ser uma garantia de sucesso para o filme (se
bem que nem sempre isso aconteça).
Apenas poucos atores não indianos conseguiram deixar
alguma marca em Bollywood, apesar de terem tentado várias vezes. Mas existem
algumas excepções, como no exemplo do recente êxito Rang de Basanti,
onde a atriz inglesa Alice Patten desempenhou
um dos papeis centrais. Outros filmes como Kisna, Lagaan, The Rising: Balladof Mangal Pandey e Marigold também incluíram
atores estrangeiros.
Bollywood é por vezes muito dominada por clãs sendo
que os familiares de pessoas que trabalham na indústria conseguem com mais
facilidade papéis muito desejados ou apenas um lugar no elenco de um filme.
Contudo as boas ligações dentro da indústria não são garantia de uma carreira
longa. E por outro lado algumas das maiores estrelas tais como Dharmendra,
AmitabhBachchan e Shahrukh Khan foram bem sucedidos apesar de terem uma total
falta de ligações dentro da indústria.
Som:
O som nos filmes de Bollywood raramente é gravado
nos locais. Por isso o som é geralmente criado (ou recriado) inteiramente em
estúdio, com os atores a recitar as suas falas ao mesmo tempo que as suas
imagens aparecem no ecrã do estúdio, e a introdução posterior de efeitos
sonoros num processo conhecido como ADR. Este processo cria vários problemas,
visto que o som destes filmes geralmente ocorre uma frame ou duas antes dos
movimentos labiais ou gestos. Além disso os atores têm que atuar duas vezes,
uma vez no local e outra no estúdio, e assim o nível atingido no local torna-se
muito difícil de ser recriado. Os filmes indianos comerciais também são
conhecidos pela sua falta de som ambiente.
A ubiquidade do ADR no cinema de Bollywood tornou-se
prevalecente nos início dos anos 1960 com a chegada da câmara Arriflex3, que
requeria uma cobertura para abafar o ruído produzido pela câmara. Sendo que os
realizadores de cinema indianos se preocupavam muito com a rapidez, nunca se
davam ao trabalham de cobrir a câmara, e por isso devido ao ruído excessivo
produzido pela câmara isso implicava que todo o trabalho de som tinha que ser
feito em estúdio. Assim este procedimento tornou-se padrão nos filmes indianos.
Esta tendência foi interrompida em 2001, depois de
um hiato de 30 anos, com o filme Lagaan, no qual o ator e produtor Aamir Khan
inistiu que o som fosse feito no local. Isto abriu um aceso debate acerca da
viabilidade económica de se produzir o som no local e depois disso muitos
filmes de Bollywood passaram a produzir o som no local.
Música e dança em Bollywood:
As canções dos filmes de Bollywood são geralmente
gravadas por um cantor profissional, e depois os atores fazem a sincronização
labial com a letra da música, geralmente ao mesmo tempo em que dançam. Enquanto
que a maior parte dos atores, especialmente nos nossos dias, são também
excelentes dançarinos, apenas poucos são também cantores. Uma notável excepção
foi KishoreKumar que participou de grandes filmes da década de 1950. Outros atores
também conhecidos por serem tanto cantores como atores foram K. L. Saigal, Suraiyya e NoorJehan.
Os chamados cantores de playback costumam figurar nos créditos de aberturas e têm a
sua própria legião de fãs, que vão até mesmo a um filme menos interessante só
para escutarem os seus cantores preferidos. Alguns dos cantores mais famosos de
Bollywood são NoorJehan, Lata
Mangeshkar, AshaBhosle, GeetaDutt, ShamshadBegum, AlkaYagnik, K. L. Saigal, TalatMahmood, Mukesh, Mohamed Rafi, MannaDey, HemantKumar, KishoreKumar, KumarSanu, UditNarayan e SonuNigam entre
outros.
Os compositores das músicas para os filmes, são
conhecidos como directores musicais. As suas canções geralmente podem decretar
o sucesso ou fracasso de um filme. Os remixes de músicas de filmes com ritmos
modernos é uma ocorrência comum actualmente, e os produtores até mesmo lançam
remixes de versões de algumas das canções dos seus filmes no próprio CD da
trilha sonora do filme.
As danças dos filmes de Bollywood, especialmente nos
mais antigos, são modeladas de acordo com os estilos clássicos da dança
indiana, com as danças das cortesãs do norte da Índia e com as danças
tradicionais. Nos filmes modernos, os elementos da dança indiana são misturados
com estilos de dança ocidentais. No entanto não é invulgar ver tanto números no
estilo de dança ocidental e de pura dança clássica indiana no mesmo filme. O
herói ou heroína geralmente executa a dança junto com um grupo de dançarinos de
apoio. Muitas sequências de música e dança contêm várias mudanças instantâneas
de local e de roupa entre os versos de uma canção. Se o herói e a heroína
dançam sozinhos, lado a lado, geralmente são rodeados por belas paisagens ou
por cenários arquitetonicamente grandiosos.
As canções geralmente comentam a acção que está a
ter lugar naquela parte do filme. Às vezes uma canção é incluída na acção do
filme criando um pretexto para o personagem cantar ou então a canção pode ser a
exteriorização dos pensamentos de um personagem, ou pressagiar um evento que
ainda não ocorreu no filme.
Os filmes de Bollywood sempre usaram o que agora se
chama de item number.
Neste algum ator ou atriz que nada tem a ver com o enredo principal do filme,
executa um número musical no filme. Em filmes mais antigos o item number era executado por
exemplo por uma cortesã que dançava para um cliente, ou como parte de um show
de cabaret. A dançarina Helen ficou famosa pelos seus números de cabaret. Em
filmes modernos os itemnumbers podem
ser inseridos em cenas passadas em uma boate, show ou em alguma celebração.
Durante as últimas décadas os produtores de
Bollywood têm lançado a trilha sonora dos filmes em cassete ou CD, mesmo antes
de o filme ser lançado, esperando que as músicas possam atrair o público para
os cinemas mais tarde. Muitas vezes a trilha sonora do filme se torna mais
popular do que o filme. Nos últimos anos alguns produtores têm também lançado
vídeos musicais, geralmente retirados de uma das canções do filme. Contudo
alguns vídeos promocionais incluem canções que não estão incluídas no filme.
Aquele que foi provavelmente o maior item number da história de Bollywood ocorreu na
canção DeewangiDeewangi do
filme Om Shanti Om na
qual participaram 30 atores convidados.
Finanças:
Os filmes de Bollywood são produções de vários
milhões de dólares, com os mais caros a custarem até cerca de 10 milhões.
No entanto estão em pauta projectos mais ambiciosos que pretendem ultrapassar
em muito esse valor. Cenários, vestuário, efeitos especiais e cinematografia
estavam abaixo da média mundial até a meio da década de 1990, com algumas
notáveis excepções. Quando os filmes ocidentais e a televisão começaram a ter
uma maior distribuição na Índia, passou a existir a pressão para que os filmes
de Bollywood atingissem os mesmos níveis de produção, particularmente em áreas
como os efeitos especiais. Recentes filmes de Bollywood têm empregado técnicos
internacionais para melhorar em determinadas áreas, tal como aconteceu no
filme Krrish (2006) no qual a acção
foi coreografada por Tony Ching de Hong Kong.
A cada vez maior acessibilidade a profissionais de acção e efeitos especiais
agregada aos orçamentos cada vez mais altos dos filmes têm resultado numa
explosão na produção de filmes de acção e ficção científica.
Filmes com sequências filmadas no exterior têm-se
provado sucessos de bilheteira, assim as equipes de filmagem de Mumbai têm
filmado cada vez mais em lugares como Austrália, Canadá,Nova Zelândia, Reino Unido, Estados
Unidos, Europa continental e em muitos outros lugares, tal como
também no Brasil onde em 2006 foi filmada parte da acção do filme Dhoom 2, um
dois maiores sucessos de sempre do cinema indiano.
O financiamento dos filmes de Bollywood geralmente
vem de distribuidores privados e de alguns grandes estúdios. No passado os
bancos e instituições financeiras indianas estavam proibidos de emprestar
dinheiro aos estúdios de cinema. Contudo, esta proibição já foi levantada.3 Nos
últimos anos algumas produções também têm recebido o apoio de grandes estúdios
de Hollywood tal como no caso do filme Saawariya (2007) que foi
co-produzido pela Columbia Tristar e
de Roadside
Romeo (2008) co-produzido pela Walt Disney.
Até ao passado recente algumas produções foram financiadas por fontes ilegais
tais como a máfia de Mumbai. Por exemplo em 2001 o Central Bureau
ofInvestigation apreendeu todas as cópias do filme ChoriChoriChupkeChupkedepois
de se ter descoberto que o filme tinha sido financiado pela submundo do crime
de Mumbai.
Publicidade:
Muitos artistas indianos costumavam ganhar a vida a
pintar à mão letreiros e cartazes anunciando os novos filmes. Isto acontecia
porque o trabalho manual ficava mais barato do que imprimir e distribuir
publicamente o material. Hoje em dia a maioria dos vários outdoors nas grandes cidades
indianas são criados digitalmente. Os velhos letreiros e cartazes são hoje
coleccionados como uma forma de arte popular.
Lançar a música, ou os vídeos musicais antes do
próprio filme também é considerada uma forma de publicidade. Uma boa melodia
acredita-se que ajuda a levar o público até aos cinemas.
Os publicitários de Bollywood também começaram a
usar a Internet como um meio de anunciar seus filmes. A maior parte dos filmes
com bom financiamento têm o seus próprios sites na Internet, onde podem ser
visualizados trailers,
imagens do filme e informação acerca da história, elenco e equipe de produção.
Os filmes de Bollywood, como também acontece em
Hollywood, são muito usados como meio de publicitar outros produtos.
Prémios:
A cerimónia dos FilmfareAwards é
uma das mais antigas e proeminentes do cinema hindi e é chamada por vezes de
"Óscares Indianos". Os FilmfareAwards foram primeiro introduzidos em
1954 no mesmo ano dos NationalFilmAwards. No
entanto este último é um prémio decidido por um painel de jurados decidido pelo
governo indiano enquanto que os FilmefareAwards são votados tanto pelo público
como por um comité de especialistas.
Desde 1973 que o governos patrocina os
NationalFilmAwards, que são entregues pelo governo. Nesta cerimónia não são
premiados apenas filmes de Bollywood, mas também filmes proveninetes de outras
indústrias de cinema regionais e também filmes independentes. Esta cerimónia é
anual e é presidida pelo presidente da Índia.
Além destas existem muitas outras cerimónias de
entrega de prémios tanto dentro como fora da Índia.
Popularidade:
Ao longo dos anos, Bollywood, tem mostrado uma
crescente popularidade, e tem ganho a atenção do público e dos produtores
ocidentais.
Ásia:
A maioria da população do Paquistão assiste
aos filmes de Bollywood, devido à similaridade entre as línguas hindi e urdu.
No entanto existe uma proibição oficial aos filmes indianos, por isso eles não
são exibidos nos cinemas paquistaneses. Fora isso os filmes de Bollywood são
assistidos através da TV a cabo e também existe um grande mercado para os
filmes de Bollywood nas lojas de venda de filmes. Recentemente a proibição aos
indianos tem começado a ser quebrada com a chegada às salas de cinema
paquistanesas de alguns poucos filmes indianos, tal como o recente filme Welcome que
foi muito bem recebido pelo público paquistanês.5 Devido
a isso já se começa a discutir a possiblidade de ser levantada totalmente a
proibição aos filmes de Bollywood.
Os filmes de Bollywood também são populares em
outros países do sul da Ásia como no Bangladesh e Nepal.
No Afeganistão os filmes de Bollywood também são
populares entre a população devido à proximidade com o sub continente indiano.
Além disso vários atores de Bollywood têm raízes afegãs. Também várias
produções foram filmadas em território afegão, tais como Dharmatma, Kabul Express, KhudaGawah e Escape
From Taliban. Os filmes indianos estavam proíbidos durante o regime
Taliban, mas em 2001 com a queda deste regime os filmes de Bollywood voltarem a
entrar livremente em território afegão.
Recentemente Bollywood também já atingiu Israel. Existem
canais especiais na TV a cabo dedicados ao cinema indiano.
Os filmes indianos também são populares em alguns
países árabes, particularmente nos países do Golfo Pérsico.
Os filmes indianos importados costumam ser dublados em árabe.
África:
Bollywood é bem conhecido na África.
A população indiana em países como África do Sul, Nigéria e Marrocos permite
algum sucesso nas bilheteiras para as produções de Bollywood.
Ex-União Soviética:
Os filmes de Bollywood são particularmente populares
nos países da ex União Soviética. Isso deveu-se em parte ao fato
de os filmes de Hollywood e de outros países ocidentais terem sido banidos pelo
governo soviético. Sendo assim visto que não existiam outros meios de
entretenimento baratos os soviéticos permitiram a entrada dos filmes de
Bollywood que eram supostamente não controversos e não políticos. Além disso na
época em que União Soviética se estava a recuperar de Segunda Guerra Mundial, a Índia também se
estava a recuperar do desastre da partiçãoe da libertação do jugo colonial, sendo assim
os filmes indianos pensava-se serem uma bom meio de prover esperança às massas.
Os filmes eram dublados em russo e
exibidos em cinemas por toda a União Soviética.
Depois do colapso do sistema soviético de
distribuição de filmes, Hollywood ocupou o vazio deixado no mercado
cinematográfico russo. Isto tornou as coisas difíceis para Bollywood, que viu
perder a sua quota de mercado para Hollywood. Contudo começa a existir um
interesse renovado em Bollywood por parte dos jovens russos.
Europa e Américas:
Bollywood tem experimentado um grande crescimento de
mercado na América do Norte e particularmente entre as comunidades provenientes
do Sul da Ásia nas grandes cidades americanas. A YashRajFilms, umas das
maiores casas de distribuição e produção, anuniciou em Setembro de 2005 que os
filmes de Bollywood nos Estados Unidos rendem cerca de 100 milhões por ano
através de exibições nos cinemas, vendas de DVDs e venda das trilhas sonoras dos
filmes. Em outras palavras os filmes indianos são os filmes estrangeiros mais
lucrativos nos Estados Unidos. Ao longo da última década as películas de
Bollywood têm sido filmadas várias vezes em cidades como New York, Los Angeles, Vancouver e Toronto.
Os filmes de Bollywood também têm bons resultados no
Reino Unido. Muitos filmes como KabhiKhushiKabhieGham e BhagamBhag, têm
tido Londres como
cenário.
Bollywood não é muito popular na América do
Sul, contudo tem algum reconhecimento em países como a Guiana e o Suriname e
também no Caribe e
na ilhas de Trinidad e Tobago, sendo que em todos esses países mencionados, os
descendentes de indianos compõem a maioria da população. Em 2006 o filme
Dhoom2, foi parcialmente rodado no Rio de Janeiro. E em 2007 o filme Fool n
Final, também teve parte de sua acção filmada no Brasil. Além dissotêm sido
realizadas várias mostras de filmes indianos em algumas cidades brasileiras,
como São Paulo e Salvador,
com o objectivo de tornar conhecido o cinema indiano neste país.
Oceania:
A Austrália é um dos países com a maior diáspora de
pessoas provenientes de países do sul da Ásia. Mas Bollywood também é popular
entre os não-asiáticos. Desde 1997 o país foi cenário para vários filmes de
Bollywood. Inicialmente os cineastas indianos sentiram-se atraídos pelas belas
paisagens Australianas, e usavam-nas como pano de fundo para sequências de
canto e dança. Contudo hoje em dia muitos filmes têm a sua acção passada na
Austrália. As produções hindi filmadas na Austrália costumam incorporar
aspectos do estilo de vida australiano. O filmeSalaamNamaste (2005)
foi o primeiro a ser filmado inteiramente na Austrália e tornou-se o filme mais
bem sucedido de Bollywood de 2005, nesse país. Seguiram-se a este muitos outros
filmes tais como HeyyBabyy e Chak De! India, que
foram alguns dos maiores sucessos de 2007.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bollywood#Hist.C3.B3ria
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